Este blog surgiu em 2009 com o intuito de relatar uma "Viagem Incógnita" que teve início com um bilhete só de ida para a Tailândia. Uma viagem independente, sem planos, a solo, que duraria quatro anos. Pelo meio surgiu um projeto com crianças carenciadas do Nepal que viria a resultar na criação da Associação Humanity Himalayan Mountains. Assim, este blog é dedicado às minhas viagens pelo Oriente, bem como a esta "viagem humanitária", de horizontes longínquos, no Nepal.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O regresso a Pokhara, Nepal

Encontro a cidade envolta em grandes festejos de Ano Novo, muita gente, barulho e animação. O tempo frio, nublado e chuvoso.
Mas o lago sempre mágico.
Reencontro os amigos nepaleses habituais e conheço outros à volta da fogueira. O fogo serve para aquecer, cozinhar, conviver, animar as noites. Na rua, ao relento. Apesar do frio as pessoas não se isolam em casa.
As obras de melhoramento das ruas, que começaram quando eu daqui saí há mais de cinco meses atrás, continuam.
A vida aqui vai-se levando sempre shanti shanti e, se for preciso, até a 'loja' vem a nós...
Reencontro-me então com outros amigos viajantes. Primeiro o Nicolas, o tal francês também apaixonado pelo Nepal, que conheci em Bali, Indonésia. Um encontro já previsto mas casual e inesperadamente mais cedo nas ruas de Lakeside.
E visitamos templos hindus no meio de lagos e templos budistas no topo de colinas. Conversamos, exercitamos, interiorizamos e simplesmente contemplamos estas paisagens superiormente talhadas que nos impregnam de energia e gratidão.
Depois reencontro o Chris, o tal amigo norueguês que já tantas vezes encontrei aqui e, da última vez, em Goa. Mas enquanto ele se instalou no hotel habitual, eu preferi encontrar um espaço que me soubesse mais 'a casa' onde pudesse relaxar da minha longa viagem, ler, cozinhar, silenciar, pintar...
Com uma varanda enorme de onde tenho vistas como estas.
O caminho junto ao lago, que todos apreciam, oferece-nos sempre a possibilidade de umas fotos policromáticas.
Nas margens do lago lava-se o corpo, lava-se a louça, lava-se a roupa. E a roupa põe-se por ali a secar e a emprestar o seu colorido à paisagem.
E, como não podia deixar de ser, reencontrei-me com a Jyoti, primeiro a sós, nas margens do lago. Encontro uma mulher de olhar triste e mais magra que me vai contando as suas mágoas.
Depois lá vou pelo atalho e o caminho do costume em direção ao 'Children's Home' para ver a pequenada que já suspeitava do meu regresso.
No orfanato reencontro a Alisha, a Jasmine, a Santu, a Ruth, o Lajras, o Santosh e o Raju. Alguns miúdos foram levados por familiares ou pelo Chandra. Outros, por alterarem o seu comportamento quando a Jyoti ficou sozinha, foram reencaminhados para outras instituições.
Conheço o Suraj e a Bindi, ambos totalmente orfãos, que vieram para este lar de crianças há cerca de dois meses. E a Sima que chegou há uma semana, entregue pelo próprio pai, um senhor viúvo e corcunda, que insistentemente vinha pedindo à Jyoti para acolher a sua filha.
E a Jyoti, que passou por um longo período entregue a si própria, contra tudo e contra todos, doente e com uma catrefada de bocas ávidas para alimentar e cuidar, lá vai recuperando o sorriso e as noites de sono mantendo-se sempre bonita.
Felizmente, durante a minha viagem fora do Nepal, eu consegui contactar pessoas que prontamente se ofereceram para prestar serviço de voluntariado neste orfanato. O Michel, da Eslováquia, e a Ria, do Japão, vivem aqui desde dezembro e têm sido incansáveis no seu apoio às crianças e, em especial, à Jyoti. Apoio que se traduz na mão de obra, arranjos, reparações. Diligências e companhia. Proporcionando à Jyoti dias e noites mais tranquilas. E mais alegres.
O Michel conseguiu consertar os painéis solares e arranjar forma de bombear a água da rede pública para o reservatório do quintal, de modo que já não precisam de acartar a água do riacho na floresta em tempos de escassez, e as crianças podem usufruir de alguma água quentinha. Mas a canalização dentro de casa continua sem funcionar.
O Tony foi outro voluntário que viu os folhetos que eu deixara no meu hotel e que aqui prestou algum serviço em dezembro e janeiro, pintando novos painéis, comprando alguma comida.
Recentemente conheci a Nona, espanhola, e o Ali, inglês, que de bom grado visitaram o orfanato comigo oferecendo-se para ajudar consoante as suas possibilidades, ventilando alguns projetos.
Os dedicados voluntários lá vão também auxiliando nos trabalhos escolares aqueles que mais precisam, faça noite ou faça frio.
E a miudagem diverte-se com bolas, berlindes e piruetas, a andar de baloiço e a trepar às árvores, no reduzido quintal.
Sempre ansiando por uma ida até ao lago onde podem caminhar e correr à vontade.
E por que não dar um pezinho de dança, fazer equilibrismos nas pedras e outros malabarismos.
Depois sossegam só a olhar...
O Michel e a Ria estão quase a ir embora. Voluntários precisam-se. Ajuda precisa-se. Donativos, 'padrinhos e madrinhas', precisam-se. Para pagar a renda de casa, para pagar despesas, para comprar comida. E a escola.
Um novo ano escolar irá começar em breve, mais despesas virão aí para uma mulher que está sozinha a zelar por melhores condições de vida para estas crianças que trata como filhos, dez no momento. E eu gostaria de assegurar às duas meninas deste lar, a Alisha e a Jasmine, que com a vossa contribuição 'apadrinhei' no ano passado, a sua continuidade na escola privada onde o ensino é ministrado essencialmente em inglês.
O apoio que me chegou até agora, e de muito boa vontade, por parte de apenas quatro amigas, reflete a crise em Portugal. São tempos difíceis, bem me consta. Mesmo assim aqui fica o meu apelo à ajuda possível, ao alcance do meu blog. De muitos, um pouco, era bom. Contribuições monetárias podem ser feitas diretamente para a Jyoti através de Western Union ou através de mim. Contactem-me se puderem dar uma mãozinha... Grata sempre!

2 comentários:

  1. hola lilla soy una amiga de montse... estamos recogiendo dinero con venta de calendarios etc... para poder ayudar a everest children home... si quieres visitar nuestra pagina de faceb. tienes que buscar EVEREST CHILDREN HOME
    , como está todo por alli ahora..??

    ResponderEliminar
  2. Olá! Oxalá essa ideia dê muitos resultados porque pela minha parte eu não estou a conseguir grande ajuda, isto não está fácil... Gracias.

    ResponderEliminar